Chega Novembro, e como num passe de mágica :... o mundo se torna negro. O que? Como assim?Pois é, os meios de comunicação começam a nos lembrar de uma tal de " Consciência Negra". Em quase todo o ano, as novelas expõem histórias onde o mocinho apaixonado pela mocinha, esta por sua vez também amante do mocinho, são ambos apaixonadamente "brancos", ou de "pele branca". Mas chegou Novembro o racismo que é burro deixou de existir neste mês, os poucos atores negros(televisivos e me refiro aos contratados pelas grandes emissoras da TV aberta) ganham a oportunidade de atuar, e outros ilustres pretos ganham as capas de revistas, e as vezes quase sempre, com aquele título: PERSONALIDADE NEGRA DO ANO. Não recordo-me de lê nada como : PERSONALIDADE BRANCA DE ALGUMA COISA... Não caro leitores, não estou sendo desdenhoso com os humanos de pele mais clara, só quero que reflitamos sobre este sensacionalismo racial, pois se a intenção é não ser racista então porque explicitar a figura do Negro desta forma, talvez esteja me perguntando o que eu quero com este texto, a resposta é: somos humanos, pretos e brancos, vermelhos ou mestiços, sendo assim então porque não mostrar aos pretos os seus herois e aos outros da mesma forma, não quero que meus filhos cresçam assistindo as novelas onde apenas uma raça é rica e a outra não, quero que cresçam vendo a igualdade que é um dos fundamentos da nossa democracia , bem gostaria que nós pretos pudéssemos ter em memória os nossos heróis e heroínas ...pretos é claro, não esqueçamos o Albert Einstein, mas porque não lembrar dos discursos de Luther King, da sabedoria de Carlos Moore que como ninguém explicou o racismo em sua fase não conceituada? Não ignoro os pensadores e reacionário de pele clara, contudo também desejo ver homens e mulheres mais parecidos comigo, descritos com honra e heroísmo na história da humanidade. Para aqueles que sentem dificuldade de conhecer os negros e negras ilustres(como eu também já tive) acessem este site http://www.palmares.gov.br/?p=8470 e aproveito para expor alguns abaixo . EIS ALGUNS:
Zumbí...Rei dos Palmares.
Carlos Moore, autor do fenômeno: Racismo e Sociedade. http://www.drcarlosmoore.com/
Olhem isso:
Os senhores Malcom X e Carlos Moore.
Sr. Malcom X . Biografia- http://www.socialismo.org.br/portal/historia/149-artigo/781-malcolm-x-uma-vida-em-defesa-da-causa-negra- Assista:
Lélia Gonzales...sem palavras..! Biografia - http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9lia_Gonzalez . Vejam isso!
Hino à Negritude
Eduardo de Oliveira
I
Sob o céu cor de anil das Américas,
Hoje se erguem um soberbo perfil.
É uma imagem de luz
Que, em verdade, traduz
A História do Negro no Brasil,
Este povo, em passadas intrépidas,
Entre os povos valentes se impôs.
Com a fúria dos leões
Rebentando grilhões
Aos tiranos se contrapôs
II
Levantando no topo dos séculos
Mil batalhas viris sustentou,
Este povo imortal
Que não encontra rival,
Na trilha que o amor lhe destinou.
Belo e forte, na tez cor de ébano
Só lutando se sente feliz.
Brasileiro, de escol
Luta de sol a sol
Para o bem do nosso país.
III
Dos Palmares, os feitos históricos
São exemplos da eterna lição
Que, no solo tupi,
Nos legara Zumbi,
Sonhando com a libertação.
Sendo filhos, também da Mãe África,
Aruanda dos Deuses da Paz
No Brasil, este Axé
Que nos mantém de pé
Vem da força dos Orixás
IV
Que saibamos guardar estes símbolos
De um passado heróico labor
Todos, numa só voz,
Bradam nossos Avós
Viver é lutar com destemor
Para frente, marchemos impávidos
Que a vitória nos há de sorrir
Eis, pois, Cidadãos
Somos todos irmãos
Conquistando o melhor porvir.
Bis
Ergue a tocha do alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois, que as páginas da História,
São galardões aos negros de altivez.
Sinceramente, não quero promover a segregação racial, só quero que reflitamos sobre a nossa condição e nossa ancestralidade,pois somos grandes não por sermos negros,somos grandes pelo simples fato de sermos, e se somos brancos ou negros, isto não importa, já que somos grandes,podemos ser pretos ou não, só nunca deixaremos de ser grandes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário